A fisioterapia ginecologia atua em tratamento de disfunções ginecológicas, como:
- Prolapsos: é a descida de órgãos pélvicos femininos através da vagina, isto é, quando a bexiga, útero ou intestino saem da sua posição normal e em sua forma mais grave podem sair pela cavidade vaginal.
- Flacidez vaginal: é um problema causado pelo enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico. É comum causar uma diminuição da sensibilidade na relação sexual, flatos vaginais e incontinência urinária.
- Secura vaginal: caracterizado pelo ressecamento vaginal, apresentando sensação de queimação, desconforto vaginal ou coceira ou dor durante a relação sexual.
- Atrofia Vaginal: ocorre após uma redução na produção de estrógeno pelos ovários devido à menopausa ou como resultado do tratamento de alguns cânceres ginecológicos. É caracterizada por sensação de ardor ou prurido na região genital, ressecamento vaginal, dor na relação sexual, gerando desconfortos em atividades diárias simples, como andar e praticar exercícios físicos e ter relação sexual.
- Dor pélvica Crônica: síndrome que leva a sensação dolorosa e persistente na região pélvica, por pelo menos seis meses e que aparecem de forma persistente e recorrente. Pode acometer tanto homens como mulheres e possuem repercussões diferentes em ambos os sexos. A Fisioterapia Pélvica irá intervir nas alterações posturais e musculares que surgem devido ao quadro doloroso.
- Endomeriose: doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, podendo gerar dores pélvicas e abdominais. A Fisioterapia Pélvica irá intervir nas alterações posturais e musculares que surgem devido ao quadro doloroso.